Carta aberta à Comunidade Escola de Samba Unidos do Promorar
Estou certa de que a carta mais elaborada, as palavras mais bonitas, não substituem, nem minimamente, poder estar na Monteiro durante o Carnaval. Mas as palavras são só o que eu tenho neste momento, para chegar até vocês.
Recebi com muito entusiasmo e emoção a notícia de que seria uma das mulheres homenageadas pela Escola de Samba Unidos do Promorar, no Carnaval de 2020. Esse momento tão bonito, que partilho com a Verônica, a Emilice e toda a comunidade Verde e Rosa, tem um valor muito especial para mim porque foi no Carnaval de Arroio Grande que eu conheci a força transformadora que a criatividade e a alegria são capazes de ter. Como escritora, sou profundamente grata por ter tido a oportunidade de viver esses momentos de folia tão marcantes. Eu diria até que foram momentos de formação, de incorporação de uma riqueza que ninguém nos tira. Governo nenhum, tirania alguma, é capaz de arrancar o Carnaval do nosso coração! Nele está o motor de nossas resistências. O carnaval zomba dos poderes tristes e celebra a vida!
E o Carnaval 2020 da Escola Promorar já é um sucesso, já cumpre seu papel de nos elevar (e enlevar), desde que foi escolhido o enredo “Mulheres que inspiram”. Acreditem, manas, este Carnaval Verde e Rosa vai ficar na história dos carnavais de Arroio Grande! Foi uma escolha corajosa e está sendo realizada com muita beleza. Que nós, mulheres, nos vejamos como cúmplices e testemunhas de histórias em comum, por mais diferentes que todas nós sejamos, é motivo para que o planeta se cubra de esperança. Que mulheres criem um espetáculo para homenagear outras mulheres é já a manifestação de que, de mãos dadas, nós gestamos um futuro mais bonito.
O meu ofício teima em me enviar para longe de casa. Estou trabalhando na região Amazônica, num momento perigosamente delicado para o Brasil e, especialmente, para esta região do país. Portanto, não consegui liberação do trabalho para viajar até Arroio Grande no Carnaval. Com muita lástima e saudade do embalo das baterias, torcerei à distância para que vocês vivam um Carnaval memorável. Minha irmã, Floriana, me representará no desfile, com toda sua meninice e alegria de viver.
Divirtam-se! Emilice, Verônica e eu não seremos as únicas homenageadas neste Carnaval. A Comunidade Verde e Rosa vai inspirar ainda muitas mulheres!
Com gratidão e admiração,
Marília Floôr Kosby
Comentários
Postar um comentário